SOBRE NÓS

 
 
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"

 

O Movimento de Cursilhos de Cristandade ou “a obra dos Cursilhos” - modo como era conhecido inicialmente - é um movimento eclesial de evangelização cristã, surgido na Igreja Católica Apostólica, especificamente na ilha de Maiorca, entre 1940 e 1949. Surge como resultado do trabalho, inquietação e esforço apostólico de um grupo de leigos e padres que faziam parte do Conselho Diocesano da Juventude Ação Católica (JAC) de Maiorca.Romana, mais especificamente na ilha de Maiorca, entre 1940 e 1949. Surge como resultado do trabalho, inquietação e esforço apostólico de um grupo de leigos e padres que faziam parte do Conselho Diocesano da Juventude Ação Católica (JAC) de Maiorca.

No início do Movimento, há a ação do Espírito em um grupo de pessoas que compartilham uma mentalidade e começam a trabalhar com o mesmo objetivo: tornar-se cristão, tornar um mundo mais cristão, tornar os homens mais cristãos . Com um mínimo de organização e estrutura, eles definem um método eficaz para atingir o objetivo pretendido. Nesse grupo de iniciantes do Movimento, destacaram-se os leigos, guiados por Eduardo Bonnín Aguiló. Entre os padres, Dom Sebastián Gayá Riera e D. Juan Capó Bosch. E com eles o então Bispo de Maiorca, Dom Juan Hervás Benet.

O MCC nasceu com uma vocação universal e, a partir de Maiorca, se expandirá em todo o mundo. O primeiro Cursilho realizou-se em Maiorca de 20 a 23 de agosto de 1944. Em Portugal iniciou-se em Fátima a 28 de novembro de 1960.

Hoje, o Movimento é universal e encontra-se espalhado por todo o mundo, desde a Europa à Ásia e Oceânia, passando por todo o continente Americano até à África.

É um Movimento que se tem preocupado em não estar estagnado, mas sempre perspetivando uma dinâmica de futuro.

 

 

SOBRE NÓS

Secretariado Permanente 

2019 - 2022

 

 

Secretariado Permanente 

2016 - 2019

 

Secretariado Permanente 

2013 - 2016

 

Contactos

MCC (Arquidiocese de Braga)
Rua do Alcaide, nº 9
Braga
4700-024

+351.253263415

 

 

© 2013 MCC da Arquidiocede de Braga

Desenvolvido por Secretariado do MCC de Braga